NEGROS
As raças são definições que diferenciam as pessoas por meio de traços físicos. A desigualdade racial impulsionou a política de cotas e classificou os candidatos por meio de suas características. Há uma associação das pessoas negras ao que é ruim na sociedade e essas opiniões alimentam o preconceito de muitos anos.
As diferenças raciais sempre interferiram na história do Brasil e, em conjunto os investimentos em educação sempre foram precários. A falta de incentivo para uma educação de qualidade faz com que os estudantes não consigam uma vaga nas Universidades. O Governo criou o projeto de cotas para o ensino superior no intuito de aumentar a demanda de alunos negros na Universidade, ao invés de investir na educação básica. Muitas delas já optaram pelo sistema e a Universidade de Brasília(UNB) foi a primeira a implantá-lo, em 2004.
As diferenças raciais sempre interferiram na história do Brasil e, em conjunto os investimentos em educação sempre foram precários. A falta de incentivo para uma educação de qualidade faz com que os estudantes não consigam uma vaga nas Universidades. O Governo criou o projeto de cotas para o ensino superior no intuito de aumentar a demanda de alunos negros na Universidade, ao invés de investir na educação básica. Muitas delas já optaram pelo sistema e a Universidade de Brasília(UNB) foi a primeira a implantá-lo, em 2004.
As pessoas que discordam das cotas raciais afirmam que ela é discriminatória e causa conflito racial. Em um país com grande diversidade racial, as dificuldades são encontradas no momento de decidir se uma pessoa é branca ou parda. Um caso que serviu como base para argumentos das pessoas que discordam do sistema foi o dos gêmeos Alan e Alex Teixeira. Eles tentaram concorrer pelas vagas da UnB. Entretanto, na avaliação da Universidade, Alan foi considerado negro, mas Alex não.
Um outro aspecto usado pelas pessoas que discordam do programa é o fato de que a maioria dos cotistas são provenientes de famílias de baixa renda. Ou seja, muitos não têm condições de arcar com despesas de transporte, alimentação e livros. Com base nesses argumentos, as cotas sociais são defendidas.
O Itamaraty autorizou uma portaria, em 2010, que reserva vagas para negros no concurso de admissão de diplomatas. Eles terão direito a reserva de 10% das vagas do concurso. Essa portaria é a continuação das medidas do Instituto Rio Branco que já concedia bolsas de estudos para candidatos afrodescendentes estudarem para o exame do instituto.
Um outro aspecto usado pelas pessoas que discordam do programa é o fato de que a maioria dos cotistas são provenientes de famílias de baixa renda. Ou seja, muitos não têm condições de arcar com despesas de transporte, alimentação e livros. Com base nesses argumentos, as cotas sociais são defendidas.
O Itamaraty autorizou uma portaria, em 2010, que reserva vagas para negros no concurso de admissão de diplomatas. Eles terão direito a reserva de 10% das vagas do concurso. Essa portaria é a continuação das medidas do Instituto Rio Branco que já concedia bolsas de estudos para candidatos afrodescendentes estudarem para o exame do instituto.
Estatuto da Igualdade Racial
Após 7 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Estatuto entrou em vigor em 2010 e promove diversas políticas públicas para os afrodescendentes visando a criação de oportunidades e a igualdade racial. Possui 65 artigos, sendo que o fator abordado mais importante é a inclusão das comunidades negras em diversos programas e vertentes da sociedade. O Estatuto também prevê a criação de ouvidorias que possam combater a discriminação racial e dá autonomia à Justiça para combater o preconceito na internet.
O governo também é obrigado a realizar manifestações culturais e religiosas que remetam aos africanos. Uma medida que não entrou no estatuto foi a cota para negros em Universidades. A divergência de opiniões em relação ao assunto impediu que ele entrasse no Estatuto. Dessa forma, a Faculdade tem autonomia para decidir, por procedimento interno, se adota o sistema ou não. Outras medidas também foram retiradas, como a que previa a isenção fiscal para empresas que empregassem ao menos 20% de negros. Foi retirada a que previa a reserva de 20% de atores negros em comerciais e na TV.
Após 7 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Estatuto entrou em vigor em 2010 e promove diversas políticas públicas para os afrodescendentes visando a criação de oportunidades e a igualdade racial. Possui 65 artigos, sendo que o fator abordado mais importante é a inclusão das comunidades negras em diversos programas e vertentes da sociedade. O Estatuto também prevê a criação de ouvidorias que possam combater a discriminação racial e dá autonomia à Justiça para combater o preconceito na internet.
O governo também é obrigado a realizar manifestações culturais e religiosas que remetam aos africanos. Uma medida que não entrou no estatuto foi a cota para negros em Universidades. A divergência de opiniões em relação ao assunto impediu que ele entrasse no Estatuto. Dessa forma, a Faculdade tem autonomia para decidir, por procedimento interno, se adota o sistema ou não. Outras medidas também foram retiradas, como a que previa a isenção fiscal para empresas que empregassem ao menos 20% de negros. Foi retirada a que previa a reserva de 20% de atores negros em comerciais e na TV.
Universidade Luso-Afro Brasileira
Foi sancionada a Lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso- Afro Brasileira(UNILAB). Uma parte das vagas será destinada a alunos provenientes de outros países que cursarão uma parte do curso no campus do Brasil, no Ceará, e a outra parte em seu país de origem. Já os estudantes brasileiros poderão ser selecionados por meio do ENEM e alunos provenientes de escolas públicas e de cidades do Ceará que tenham comunidades quilombolas terão bônus em suas notas.
A Universidade terá cursos que atendam a demanda de países africanos como formação de professores e enfermeiros.chicos
A previsão inicial é que atenda a 5 mil alunos no município de Redenção/CE.
Foi sancionada a Lei que cria a Universidade da Integração Internacional Luso- Afro Brasileira(UNILAB). Uma parte das vagas será destinada a alunos provenientes de outros países que cursarão uma parte do curso no campus do Brasil, no Ceará, e a outra parte em seu país de origem. Já os estudantes brasileiros poderão ser selecionados por meio do ENEM e alunos provenientes de escolas públicas e de cidades do Ceará que tenham comunidades quilombolas terão bônus em suas notas.
A Universidade terá cursos que atendam a demanda de países africanos como formação de professores e enfermeiros.chicos
A previsão inicial é que atenda a 5 mil alunos no município de Redenção/CE.
FONTE: http://sistema-de-cotas.info/mos/view/Negros/ ___________________________________________________________________________________
ESTAS SÃO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE O TEXTO "A GALINHA" DE
CLARICE LISPECTOR, QUE FOI AVALIADO COMO TRABALHO, ENTÃO SELECIONAMOS TODAS AS HISTÓRIAS DE TODOS OS INTEGRANTES DESSE GRUPO.
FEITO POR MATEUS NEDEL |
FEITO POR ARTHUR SEIBT |
FEITO POR LILYANA COIMBRA |
FEITO POR GUILHERME PAULUS |
Em nome da "felicidade", Maduro decreta Natal antecipado na Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, participa da abertura da Feira de Natal 2013, em Caracas, na qual anunciou a assinatura de um decreto antecipando o Natal para novembro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou um decreto no qual antecipou o Natal, comemorado em 25 de dezembro, para o dia 1º de novembro.
Segundo Maduro, o objetivo da medida é garantir "felicidade para todo o povo" e derrotar a amargura.
"Hoje, sexta-feira, 1º de novembro, quisemos decretar a chegada do Natal. Queremos a felicidade para todo o povo, a paz", disse Maduro durante a Feira Natalina Socialista 2013, na capital Caracas.
"O Natal antecipado é a melhor vacina para aqueles que querem inventar tumulto e violência. Aqueles que andam amargurados por aí terão uma canção natalina para alegrar a alma", continuou o presidente.
Maduro também aproveitou a ocasião para rebater as críticas ao recém-criado Vice-Ministério para a Suprema Felicidade Social do Povo Venezuelano.
"Ninguém poderá com a gente, ninguém poderá com a felicidade e o direito à paz, ninguém poderá com o nosso direito de viver e de ter um bom Ano-Novo. Novembro e dezembro têm que ser um bom fim de 2013, para que seja premonitório do que será um tremendo 2014 para a economia e a sociedade", concluiu.
Imagem de Chávez
Na última quarta-feira (31), Maduro exibiu uma imagem nas obras de um túnel do metrô de Caracas que ele afirma que é do rosto do ex-presidente Hugo Chávez, morto em março deste ano.
"Olhem a figura, um rosto. Esta foto foi feita pelos trabalhadores, os operários. Quem está neste rosto? Um olhar (...) É o olhar da pátria que está em todos os lados(...) Os trabalhadores estão ali, trabalhando e lhes aparece uma imagem na parede e, assim como apareceu, desapareceu. Chávez está em todas as partes", disse Maduro.
Em abril, durante a campanha para a eleição presidencial convocada após a morte de Chávez, Maduro afirmou ter visto o comandante encarnado em um "pássaro".
FONTE: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/11/04/em-nome-da-felicidade-maduro-decreta-natal-antecipado-na-venezuela.htm
_________________________________________________________________________________
Resumo do livro Ubirajara lido por Mateus, Arthur e Guilherme. Este resumo foi feito por os três que apresentaram o livro Ubirajara.
ANÁLISE
Ubirajara é um livro importante no conjunto das obras indianistas de José de Alencar e fundamental no conjunto, completando sua intenção de fazer uma obra panorâmica, que mapeasse o país tanto geográfica quanto cronologicamente. Assim, a história do "senhor da lança" mostra uma terra selvagem, com sua pureza ainda não profanada pela presença do branco invasor.
RESUMO DO LIVRO
O jovem caçador araguaia, Jaguarê, procura em terras alheias um inimigo para desafiar e combater. Levando um prisioneiro para sua taba ele conseguirá seu título de guerreiro. Ao contrário do que esperava, encontra uma índia tocantim, filha do chefe, de nome Araci. Ela diz que em sua nação há cem guerreiros que vão disputar seu amor. Jaguarê é convidado a alistar-se entre eles, mas prefere dizer à virgem que mande todos seus pretendentes para combatê-lo. Após a partida de Araci, aparece um índio tocantim, Pojucã, que aceita o desafio de Jaguarê. O índio araguaia vence e aprisiona o guerreiro tocantim com sua lança, intitulando-se a partir de então, Ubirajara, o senhor da lança.
Ubirajara deixa o prisioneiro em sua taba, dando-lhe como esposa do túmulo a jovem Jandira, que até aquele instante era sua noiva. Em seguida, parte o guerreiro para a nação dos tocantins. Jandira não aceita ser esposa de outro que não Ubirajara e foge para a floresta.
Ubirajara chega à taba de Araci e, como a lei da hospitalidade permite, não se identifica, adotando o nome de Jurandir, o que veio trazido pela luz. Compete com os demais e ganha o direito de casar-se com Araci, mas antes da noite nupcial é obrigado a identificar-se. Cria-se uma situação constrangedora, pois seu prisioneiro é irmão de Araci. Declara-se a guerra. Ubirajara liberta Pojucã para que possa lutar ao lado de seu povo.
Quando os araguaias vão atacar, surgem os tapuias que, por justiça, têm o direito de guerrear antes dos araguaias, que devem esperar. O chefe dos tocantins, Itaquê, vence o chefe tapuia, mas fica cego, não podendo liderar seu povo. Para sucedê-lo, os guerreiros devem dobrar seu arco e atirar como ele. Como os guerreiros de seu próprio povo não conseguem, convidam Ubirajara a fazê-lo. O guerreiro araguaia, genro de Itaquê, consegue com tal destreza e força que emociona o velho Itaquê. Assim, Ubirajara une os dois arcos e as duas nações, araguaia e tocantim, dando origem à grande nação ubirajara. Como prêmio, ganha também duas esposas: Araci e Jandira.
DÊ UMA PEQUENA OLHADA NO VÍDEO DESSE LIVRO
https://www.youtube.com/watch?v=YYsJ7ZcSmg8
DÊ UMA PEQUENA OLHADA NO VÍDEO DESSE LIVRO
https://www.youtube.com/watch?v=YYsJ7ZcSmg8
_________________________________________________________________________________
Parágrafo de Mateus sobre a "Sustentabilidade"/DIA 25/10/2013
Tema muito discutido na atualidade, as práticas de sustentabilidade são ações necessárias para garantir a existência da vida na Terra. Além de sustentabilidade, fontes alternativas de energia, eficiência energética e inovações e adequações tecnológicas, os alunos buscam agregar conhecimentos, universalização da informação e, sobretudo estudar a viabilidade de implementar os seus estudos realizados. Conclui-se que é importante ter uma sustentabilidade no país. Pois agora a geração presente, usa e abusa de todos os recursos, sem pensar nas suas consequências.Todas as pessoas, devem estar alertadas, para contribuir para um bom Desenvolvimento.
________________________________________________________________________________Parágrafo de Guilherme sobre a "Espionagem"/DIA 25/10/2103
Recentemente, um agente da NASA revelou ao mundo que os Estados Unidos usaram sistemas para espionar os outros países como o Brasil, China, França e outros.
Após essa descoberta, o governo Brasileiro e de outros países ficaram indignados e os EUA deram um tratamento igual entre o Brasil e os outros países, publicando isso: “Os EUA obtêm inteligência estrangeira do tipo coletado por todas as nações”.
O americano que revelou esse segredo pediu ajuda ao Brasil, porém, o Brasil nem respondeu se iria ajudar ou não, simplesmente o ignorarão.
_________________________________________________________________________________
Parágrafo de Arthur sobre o ''Esporte na vida das pessoas''/DIA 23/10/2013_________________________________________________________________________________
O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano, tanto em crianças como adolescentes, adultos ou idosos, o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte as pessoas expressam sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.
Parágrafo de Mateus sobre o "Papel do Brasil no Mundo"/DIA 21/10/2013
O Brasil está cada vez mais crescendo e ficando mais importante na economia global, e com isso, se tornou significativo no cenário internacional durante as décadas. Estamos a nos evoluir a cada momento, que fique claro. Tornamos a nossa economia madura o suficiente para nós conseguirmos esta ascensão e para ficarmos entre as elites da economia global. O quadro político mundial, mesmo a mídia conservadora insistindo em uma imagem de uma simples dualidade entre desenvolvidos e atrasados, apenas.Esse tema deve ser interpretado para além do que vem sendo divulgado.
_________________________________________________________________________________
Parágrafo de Arthur sobre a ''Economia da China''/DIA 21/10/2013A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Isto aponta que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
_________________________________________________________________________________
História em Quadrinhos
_________________________________________________________________________________
Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama
Acesso do público prioritário à mamografia cresce 37% em dois anos
O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.
Outubro Rosa
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. Em Brasília, às 18h40 desta terça-feira (1º), o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional serão iluminados com luzes cor-de-rosa. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.
Assistência
Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no País. Atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer em todo País. Com o investimento do governo federal, mais de 3,6 milhões de sessões de radioterapia e quimioterapia foram feitas pelo SUS, com investimento de R$ 491,8 milhões. As cirurgias oncológicas também representam a preocupação com o combate à doença. No ano passado, foram investidos R$ 16,8 milhões.
Para agilizar o acompanhamento dos serviços oncológicos, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponível gratuitamente para as secretarias de saúde, permite o monitoramento do atendimento oncológico na rede pública por meio da inserção e processamento de dados, gerido pelo Ministério da Saúde. O sistema funciona em plataforma web e já tem a adesão dos 27 estados brasileiros, dos quais 17 já começaram a inserir os dados no sistema. O prazo para substituição dos demais sistemas pelo Siscan termina em janeiro de 2014. A cobertura das informações também se estenderá a todos os tipos de câncer. Até o momento, o sistema já recebeu mais de 104,3 mil requisições de exames, sendo 39,6 mil referentes a mamografias.
Para este ano, o Ministério da Saúde instituiu a centralização da compra do L-Asparaginase. Usado no tratamento de câncer, o medicamento era comprado pelos serviços do SUS habilitados em oncologia. A medida foi tomada após a empresa brasileira que distribuía o medicamento comunicar ao governo federal a interrupção do fornecimento por parte de uma empresa estrangeira. A partir de 2015, o L-Asparaginase passa a ser produzido no Brasil por meio de parceria firmada em junho entre a Fiocruz e os laboratórios privados NT Pharma e Unitec Biotec. Assim, o país fica livre de ser surpreendido pela suspensão da oferta por uma empresa privada internacional sem atividades produtivas no País.
Sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a Lei 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 dias, garante aos pacientes com câncer o início do tratamento em no máximo 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário, no SUS. O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica.
FONTE: http://www.brasil.gov.br/saude/2013/10/campanha-outubro-rosa-buscar-estimular-deteccao-precoce-do-cancer-de-mama
_________________________________________________________________________________
Substantivos
Os substantivos são palavras que usamos para nomear os seres e as coisas.
Possuem classificação e flexionam-se em gênero, número e grau.
Concretos: Quando tratam de coisas reais, ou tidas como reais.
Abstratos: Quando tratam de estados e qualidades, sentimentos e ações.
Simples: Quando formados por um só radical.
Compostos: Quando possuem mais de um radical.
Primitivos: Quando não derivam de outra palavra da língua portuguesa.
Derivados: Quando derivam de outra palavra da língua portuguesa.
Comuns: Quando se referem a seres da mesma espécie, sem especificá-los.
Próprios: Quando se referem a seres, pessoas, entidades determinados.
São escritos sempre com inicial maiúscula.
Coletivos: Quando se referem a um conjunto de seres da mesma espécie.
Masculino: Quando podem ser precedidos dos artigos o ou os.
Feminino: Quando podem ser precedidos dos artigos a ou as.
Epicenos: Quando um só gênero se refere a animais macho e fêmea.
Sobrecomuns: Quando um só gênero se refere a homem ou mulher.
Comuns de dois gêneros: Quando uma só forma existe para se referir a indivíduos dos dois sexos.
Singular: Quando se refere a um único ser ou grupo de seres.
Plural: Quando se refere a mais de um ser ou grupo de seres.
_________________________________________________________________________________
Resumo do livro: O Tempo e o Vento
O livro é composto por três livros, A Fonte, Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo, que aparecem intercaladas por fragmentos de uma outra narrativa, “O sobrado”. Embora independentes, as narrativas possuem traços que as unem, fazendo com que o romance apresente certa unidade. _________________________________________________________________________________
Resumo do livro: O Tempo e o Vento
A primeira novela, A Fonte, narra episódios ocorridos no território conhecido como Sete Povos das Missões no século XVIII. Um dos principais personagens, o padre Alonzo, um jesuíta que trabalha nesse local com indígenas, encontra uma mulher prestes a dar a luz. A mulher morre no parto, mas o bebê, um mestiço que recebe o nome Pedro, sobrevive e se torna objeto de grande atenção do padre. Com o tempo, Pedro cresce e se torna um jovem inteligente e fortemente ligado a religião, narrando com freqüência a ocorrência de visões identificadas com a simbologia católica. Esse capítulo tem fim com a narração da disputa da região por portugueses e espanhóis.
Na novela Ana Terra, a personagem principal dá nome ao capítulo. Ana Terra é filha de um homem que escolheu se estabelecer no Rio Grande do Sul como agricultor. Pedro, personagem apresentado no capítulo anterior, é encontrado por ela ferido na mata e acaba se tornando empregado de seu pai. Ana Terra desenvolve então um forte sentimento de desejo pelo mestiço, que acaba ocasionando sua gravidez. A reação de seu pai ao descobrir o ocorrido é muito violenta, ele ordena aos filhos que levem Pedro para longe da fazenda, mas Ana sente que na verdade eles o mataram. Anos depois, a fazenda é atacada por castelhanos, todos os homens da família são mortos e Ana Terra estuprada. A protagonista sobrevive com a cunhada e o filho, o grupo consegue ajuda para escapar da região. Elas se estabelecem na região de Santa Fé.
A narrativa de Um Certo Capitão Rodrigo tem início com a chegada do capitão Rodrigo a Santa Fé. O protagonista se apaixona por Bibiana Terra, neta de Ana Terra, apresentada no capítulo anterior. Porém, a moça tem como pretendente o filho do homem mais importante da cidade. Além disso, o pai da jovem não simpatiza com o capitão. No entanto, Rodrigo faz tudo o que está ao seu alcance para permanecer na cidade e se casar com Bibiana, entrando inclusive em um duelo com seu rival, que covardemente o atinge com uma bala. Recuperado do ferimento, Rodrigo consegue o consentimento para se casar com Bibiana e abre um armazém com o irmão da moça. O casamento ia bastante bem até que com o tempo e a chegada dos filhos, Rodrigo perde parte do interesse pela mulher, começa a beber muito, a jogar em excesso e a manter amantes. O protagonista morre no fim da narrativa envolvido com outro conflito bélico: a Guerra dos Farrapos.
FONTE: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/o-tempo-e-o-vento-o-continente.html
_________________________________________________________________________________
Notícia
Candidatos de escola pública 'puxam' recorde de inscritos na Fuvest
Dos 172 mil inscritos no vestibular, 38% são da rede pública.Maior variação desse grupo de alunos foi registrada entre 2011 e 2012.
O número recorde de candidatos registrados no vestibular da Fuvest 2014 é reflexo do aumento da procura dos estudantes da rede pública. Dos 172.001 inscritos para fazer as provas neste ano, 65.224, o equivalente a cerca de 38%, fizeram no mínimo o ensino médio em escolas públicas. Os dados foram divulgados pela pró-reitora de graduação da Universidade de São Paulo (USP), Telma Zorn.
A variação de candidatos inscritos no último ano, de 2013 para 2014, foi de 7,76%. Mas se for levada em conta somente a porcentagem de estudantes da rede pública, a variação é de 16,05%, enquanto os alunos das escolas privadas representam um aumento de 3,26%.
De 2012 para 2013, a variação de alunos da rede pública foi 14,40% e da privada 5,74%.
A maior variação de um ano para o outro entre estudantes da rede pública no vestibular da Fuvest ocorreu de 2011 para 2012, quando foi registrado um aumento de 22,19%. Neste período, a participação dos alunos de escolas públicas cresceu 2,64%.
Mais alunos da rede pública
Assim como o número de alunos da rede pública interessados em disputar o vestibular da Fuvest aumentou, cresceu também os que, de fato, conseguiram a vaga. Hoje a universidade possui 28,5% de alunos que em algum momento estudaram em escolas públicas, porém, esta porcentagem vem crescendo. Em 2012 era 28%; 2011, 26,25%; e 2010, 25,8%.
Assim como o número de alunos da rede pública interessados em disputar o vestibular da Fuvest aumentou, cresceu também os que, de fato, conseguiram a vaga. Hoje a universidade possui 28,5% de alunos que em algum momento estudaram em escolas públicas, porém, esta porcentagem vem crescendo. Em 2012 era 28%; 2011, 26,25%; e 2010, 25,8%.
Telma Zorn reforça a vontade da universidade em aproximar esse público ao citar além do sistema de bonificação, iniciativas como Programa de Embaixadores USP onde alunos e professores e funcionários vão até escolas públicas para divulgar a instituição. O objetivo é garantir que não haja a autoexclusão do aluno que não se considera apto a disputar vagas na USP simplesmente por não ter estudado na rede particular, ou até por falta de conhecimento.
"Ninguém deseja o que não conhece, ouvi essa frase de uma 'embaixadora'. Tenho expectativa de que o número de estudantes de escolas públicas aumente, principalmente após a criação do bônus PPI [pretos, pardos e indígenas] que foi muito importante", diz na entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (24).
Em julho, a USP aprovou uma novidade do Programa de Inclusão Social (Inclusp) que passar a oferecer bônus de até 25% para alunos pretos, pardos e indígenas que tenham estudado integralmente em escolas públicas. O bônus é concedido de acordo com o desempenho na primeira fase da prova.
"O programa é com base no mérito, o aluno que ficar de fora sabe que por mérito. A USP precisava fazer algo, eu não conheço exemplo de progresso sem estar fundamentado na educação de seu povo", afirma Telma.
A USP também criou uma espécie de cursinho pré-vestibular com foco nos alunos da rede pública que foram bem classificados na última prova da Fuvest, mas não conseguiram ser aprovados. São 691 matriculados que têm aulas desde agosto e tentarão vaga na USP novamente no vestibular deste ano.
Para garantir a permanência dos alunos de escolas públicas na universidade, a USP lançou há dois anos um programa de tutoria que oferece uma bolsa no valor de R$ 400.Autores: Paulo Guilherme e Vanessa Fajardo
Gênero: Notícia
Função da Linguagem: Denotativa
FONTE: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/09/candidatos-de-escola-publica-puxam-recorde-de-inscritos-na-fuvest.html
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Este é o vídeo do conto: Trezentas Onças_________________________________________________________________________________
Trezentas Onças
Conto narrado em 1ª pessoa, com muita descrição de paisagem. O narrador Blau Nunes conta que, certa vez, viajando sozinho a cavalo, acompanhado apenas de seu cachorro, levava na guaiaca trezentas onças de ouro, destinadas a pagar um gado que compraria para seu patrão. Um certo ponto da viagem, pára para sestear num passo, onde, depois de uma boa soneca, vai refrescar-se com alguns mergulhos na água fresca.
Tornando a vestir-se e a encilhar o zaino, parte em direção à estância da Coronilha, onde devia pousar. Logo que sai a trotar pela estrada, o gaúcho nota que seu cachorro estava inquieto, latindo muito e voltando sobre o rastro, como se quisesse chamar seu dono para o pasto outra vez. Mas Blau Nunes segue seu caminho até chegar à estância da Coronilha. Lá chegando, ao apear do cavalo e cumprimentar o dono da casa, nota que não estava com sua guaiaca. Anuncia que perdera trezentas onças do patrão e, preocupadíssimo, monta o cavalo outra vez para voltar ao lugar onde teria deixado a guaiaca.
Depois de nova cavalgada, sempre acompanhado do fiel cãozinho, Blau Nunes chega ao passo, já de noite, e não mais encontra a guaiaca no lugar onde tinha certeza de que havia colocado quando se despira para o banho. Desespera-se tanto por imaginar que seu patrão o consideraria um desonesto, que pensa em suicidar-se. Chega a engatinhar o revólver e colocá-lo no ouvido, mas o cusco lambendo-lhe as mãos, o relincho de seu cavalo, o brilho das Três Marias, o canto de um grilo, tudo lhe invoca a presença e a força divina, que o demove daquele ato transloucado.
Assim, o gaúcho reequilibra-se e decide que venderá todos os seus bens e dará um jeito de pagar ao patrão o prejuízo da perda das trezentas onças. E volta para a pousada na estância da Coronilha. É então que tem uma feliz surpresa: sobre a mesa da sala do estanceiro, ao lado da chaleira com que se servia a água do mate, estava a sua guaiaca 'empanzinada de onças de ouro'. Uma comitiva de tropeiros, que chegava à estância no momento em que ele voltava ao passo de sesteada, havia encontrado a guaiaca e a trouxera intacta. E esta foi a saudação que ele recebeu quando entrou na sala:
- Louvado seja Jesus Cristo, patrício! Boa noite! Entonces, que tal le foi de susto?
Há nessa narrativa um desequilíbrio ocasionado pela perda da guaiaca, que tenta recuperar-se quando Blau Nunes volta pelo trajeto que havia tropeado a fim de encontrá-la. Há, aí, outro desequilíbrio, através da vontade de se matar por não ter encontrado as trezentas onças. Através da natureza, dos animais, das estrelas, há um novo equilíbrio e Blau Nunes volta pra estância para prestar contas ao seu patrão.
Autor: João Simões Lopes Neto
Gênero: Conto
Função da Linguagem: Emotiva
FONTE: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/c/contos_gauchescos
_________________________________________________________________________________
A importância da Leitura
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Autor: Eliene Percilia
Gênero: Reportagem
Função da Linguagem: Referencial
FONTE: http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm
_________________________________________________________________________________
Não Desista de Seus Sonhos
Parece fácil escrever isso. mas nas adversidades da vida quantas vezes você teve que desistir de você por algum motivo? Se eu pudesse te dar um conselho, eu diria: jamais desista dos seus sonhos por nada e por ninguém!
Pode parecer egoísmo da minha parte, mas já conheci algumas pessoas que desistiram de seus planos por causa de outras pessoas que no final não pensaram duas vezes em trocá-las para benefício próprio.
Quando eu resolvi mudar para São Paulo, deixei para trás muita coisa e olha que eu morava numa distância de 70 km, mas era o começo dos meu sonhos. Não tive escolha, na verdade eu tinha, mas desistir não faz parte do meu feitio. E quem realmente me quer bem vai entender as minhas decisões.
Em 2010, conheci Dan Barry, ex-astronauta da NASA e advisor da Singularity University. O sonho dele era ser astronauta, só que antes de ser aceito, ele foi recusado 13 vezes. Tem noção? TREZE VEZES! Quantas vezes passou na cabeça dele desistir do seu sonho de viajar para lua? Quantas pessoas o chamaram de maluco?
Sabe aquela viagem que pode mudar sua vida inteira? Arrume as malas e vá!
Sabe aquele o emprego dos seus sonhos? Faça acontecer.
Estamos aqui nessa viagem chamada vida para errar, acertar, chorar, sorrir e principalmente se aventurar! A vida é feita de vontades, sonhos e escolhas.
Ninguém sabe o que se passa dentro de cada um. E o meu último conselho é:
Desista de pessoas que te querem mal, desista de pessoas que te puxam, sugam sentem inveja! Desista, porque são sentimentos não controláveis e você não pode fazer nada.
Aliás, é covardia alguém consentir que você deixe para trás algo que é tão importante para você!
Autor: Desconhecido
Gênero: Crônica
Funções da Linguagem: Conativa e Expressiva
FONTE: Trabalho de Português
6 comentários:
Opinião do Mateus sobre a Crônica: Nunca desista dos próprios sonhos, não importa quantas vezes você tentar, alguma hora você vai chegar, ainda mais quando continuar tentando. Não se deixe levar pelo que os outros dizem, a única coisa que vale nesse momento é o que você escolhe.
Opinião do Mateus sobre a Reportagem: A leitura estimula a a imaginação, te transporta para vários lugares, te ajuda ser uma pessoa mais crítica, bem informada e emociona. A leitura é algo bom que realça sentimentos, faz a pessoa se expressar melhor.
Parágrafo de Opinião do Mateus sobre a Notícia: Muitos candidatos de escolas públicas ocupam grande espaço no vestibular de Fuvest, com que vem crescendo desde 2012. Com isso, o número de alunos da rede pública aumentou, e cresceu conquistando a vaga.O objetivo é que não haja exclusão de nenhum aluno, para não prejudicar a intensão de entrar na USP, por somente não tem estudado na rede particular. Para os alunos de escolas públicas permanecerem, a USP lançou há dois anos um programa de tutoria que oferece uma bolsa no valor de R$ 400.
Parágrafo de opinião da Lilyana sobre o resumo do livro "O tempo e o Vento". O filme é de grande cultura, a coletânea composta de 3 livros do gaúcho Érico Veríssimo é encantadora aos olhos de quem leu e entendeu esta história verídica, é um filme um tanto complicado de entender por causa da personagem da Bibiana Terra Cambará, pois ela aparece velha e jovem também... mas quem leu o livro entendeu perfeitamente o filme. É uma história que emociona, pois tem batalhas, romances, morte, é um filme completo.
Parágrafo de opinião da Lilyana sobre a história em quadrinhos. Postamos esta "história em quadrinhos" em forma de tira porque retrata nossa cultura de um modo hilário. Escolhemos este tema porque não achamos importante lembrar das nossas raízes apenas em uma semana x, mas sim ter ela presente no cotidiano, pois antes de qualquer rotulação temos uma história, uma herança cultural, e grandes raízes, "pois quem não sabe de onde veio, não sabe pra onde vai..."
Opinião do Mateus. Concordo! FOI RELATADO NO BLOG DA LILYANA EM CONJUNTO, OU SEJA, COM TODOS OS MEMBROS!
Postar um comentário